Configuração de Marcadores SSL VPN

Para obter informações sobre como configurar marcadores de SSL VPN, consulte Editando Usuários locais na página 986 no capítulo Gerenciamento de Usuários.

1. Clique em Adicionar Marcador. A janela pop-up Adicionar Marcador será exibida.

Quando marcadores de usuário são definidos, o usuário verá os marcadores definidos na página inicial do SSL VPN Virtual Office. Membros de usuários individuais não podem excluir ou modificar marcadores criados pelo administrador.

2. Digite um nome descritivo para o marcador no campo Nome do marcador.

3. Digite o nome de domínio totalmente qualificado (FQDN) ou o endereço IPv4 de uma máquina host da LAN no campo Nome ou Endereço IP. Em alguns ambientes, você pode inserir o nome de host, como ao criar um marcador VNC em uma rede local do Windows.

Alguns serviços podem ser executados em portas não padrão e alguns esperam um caminho ao conectar-se. Dependendo da opção no campo Serviço, formate o campo Nome ou Endereço IP como um dos exemplos mostrados na Tabela 9.

Tabela 1 Nome do marcador ou formatos de Endereço IP por Tipo de serviço

Tipo de serviço

Formato

Exemplo de campo de Nome ou
Endereço IP

RDP - ActiveX

RDP - Java

Endereço IP

Porta IP (não padrão)

FQDN

Nome do host

10.20.30.4

10.20.30.4/6818

JBJONES-PC.sv.us.sonicwall.com

JBJONES-PC

VNC

Endereço IP

Porta IP (mapeado para sessão)

FQDN

Nome do host

Observação: Não use sessão ou número do monitor em vez de porta.

10.20.30.4

10.20.30.4:5901 (mapeado para sessão 1)

JBJONES-PC.sv.us.sonicwall.com

JBJONES-PC

Observação: Não use 10.20.30.4:1

Dica: Para um marcador em um servidor Linux, con­sulte a dica abaixo desta tabela.

Telnet

Endereço IP

Porta IP (não padrão)

FQDN

Nome do host

10.20.30.4

10.20.30.4/6818

JBJONES-PC.sv.us.sonicwall.com

JBJONES-PC

SSHv1

SSHv2

Endereço IP

Porta IP (não padrão)

FQDN

Nome do host

10.20.30.4

10.20.30.4/6818

JBJONES-PC.sv.us.sonicwall.com

JBJONES-PC

Dica Ao criar um marcador Computação de Rede Virtual (VNC)para um servidor Linux, você deve especificar o número da porta e o número de servidor além do IP do servidor Linux no campo Nome ou Endereço IP na forma de ipaddress:port:server. Por exemplo, se o endereço IP do servidor Linux for 192.168.2.2, o número da porta é 5901, e o número do servidor é 1, o valor para o campo Nome ou Endereço IP seria 192.168.2.2:5901:1.

4. Para o serviço específico que você selecionar da lista suspensa Serviço , campos adicionais podem aparecer. Preencha as informações para o serviço selecionado. Selecione um dos seguintes serviços no menu suspenso Serviço:

Serviços de Terminal (RDP - ActiveX) ou Serviços de Terminal (RDP - Java)

Observação Se você selecionar Serviços de Terminal (RDP - ActiveX) enquanto estiver usando um navegador diferente do Internet Explorer, a seleção é alterada automaticamente à Serviços de Terminal (RDP - Java). Uma caixa de diálogo pop-up notifica sobre a alteração.

– Na lista suspensa Tamanho de tela, selecione o tamanho da tela dos serviços de terminal padrão a ser usado quando os usuários executam este marcador.

Como computadores diferentes oferecem suporte a tamanhos de tela diferentes, quando você usar um aplicativo de desktop remoto, você deve selecionar o tamanho da tela no computador do qual você está executando uma sessão de área de trabalho remota. Além disso, talvez você queira fornecer um caminho para o qual o seu aplicativo reside em seu computador remoto, inserindo o caminho no campo Caminho do Aplicativo.

– Na lista suspensa Cores, selecione a intensidade de cores padrão para a tela do serviço de terminal quando os usuários executam este marcador.

– Opcionalmente, digite o caminho local para este aplicativo no campo Aplicativo e Caminho (opcional).

– No campo Iniciar na seguinte pasta, opcionalmente, insira a pasta local na qual executar comandos do aplicativo.

– Selecione a caixa de seleção Efetuar Login como sessão de console/admin para permitir o login como console ou Admin.

– Para RDP - Java em clientes Windows ou em clientes Mac executando o Mac OS X 10.5 ou superior com RDC instalado, expanda Exibir opções avançadas do Windows e selecione as caixas de seleção para qualquer uma das seguintes opções de redirecionamento: Redirecionar impressoras, Redirecionar unidades, Redirecionar Portas, Redirecionar SmartCards, Redirecionar área de transferência ou Redirecionar dispositivos Plug and Play para redirecionar os dispositivos ou recursos na rede local para uso nesta sessão do marcador. Você pode passar o ponteiro do seu mouse sobre o ícone da Ajuda RDP_options_help_icon.jpg ao lado de determinadas opções para exibir dicas de ferramentas que indicam requisitos.

Para ver as impressoras locais aparecem em seu computador remoto (Iniciar > Configurações > Painel de controle > impressoras e Faxes), selecione Redirecionar Portas e Redirecionar impressoras.

Selecione as caixas de seleção para qualquer um dos seguintes recursos adicionais para uso nesta sessão do marcador: Exibir barra de conexão, Reconexão automática, Plano de fundo da área de trabalho, Arrastar janela, Animação de menu/janela, Temas, ou Cache de bitmaps.

Se o aplicativo cliente for RDP 6 (Java), você pode selecionar qualquer uma das opções a seguir também: Monitores duplos, suavização de fonte, composição da área de trabalho, ou Aplicativo remoto.
Aplicativo remoto monitora servidores e atividade de conexão do cliente; para usá-lo, você precisa se registrar aplicativos remotos na lista de aplicativos Windows 2008. Se Aplicativo remoto for selecionado, o Console de Java exibirá mensagens relativas a conectividade com o Servidor de Terminal.

– Para RDP - ActiveX em clientes Windows, opcionalmente, selecione Habilitar plugin DLLs e insira o nome do cliente DLLs que precisa ser acessado pelo serviço de terminal ou área de trabalho remoto. Várias entradas são separadas por uma vírgula, sem espaços. Observe que o cliente RDP Java no Windows é um cliente RDP nativo que oferece suporte a plugin DLLs por padrão. A opção Habilitar plugin DLLs não está disponível para RDP - Java. Consulte Habilitar Plugin DLLs.

– Alternativamente, selecione Efetuar login automaticamente e selecione Usar credenciais de conta SSL VPN para encaminhar as credenciais da sessão SSL VPN atual para login no servidor de RDP. Selecione Usar credenciais personalizadas para inserir um nome de usuário personalizado, senha e domínio para este marcador. Para obter mais informações sobre credenciais personalizadas, consulte Criação de Marcadores com credenciais SSO Personalizadas.

Virtual Network Computing (VNC)

– Não há campos adicionais

Telnet

– Não há campos adicionais

Secure Shell versão 1 (SSHv1)

– Não há campos adicionais

Secure Shell versão 2 (SSHv2)

– Alternativamente, selecione a caixa de seleção Aceitar automaticamente chave de host.

– Se usar um servidor SSHv2 sem autenticação, como um firewall SonicWALL, você poderá selecionar a caixa de seleção Ignorar nome de usuário.

5. Clique em Adicionar para atualizar a configuração.

Habilitar Plugin DLLs

O recurso de plugin DLLs está disponível para RDP (ActiveX ou Java) e permite o uso de determinados programas de terceiros, como unidades de impressão, em uma máquina remota. Este recurso requer a versão do controle de Cliente RDP 5 ou superior.

Observação O cliente RDP Java no Windows é um cliente RDP nativo que oferece suporte a plugin DLLs por padrão. Nenhuma ação (ou caixa de seleção) é necessária.

Habilitar plugin DLLs para o cliente RDP ActiveX:

1. Navegue até Usuários > Usuários locais.

2. Clique no ícone Configurar correspondente ao marcador do usuário que você deseja editar.

3. Na guia Marcadores, clique em Adicionar marcador.

4. Selecione Serviços de Terminal (RDP - ActiveX) como Serviço e configure conforme descrito na seção Configuração de Marcadores SSL VPN.

5. Insira o nome do cliente DLLs que precisa ser acessado pelo serviço de terminal ou área de trabalho remota. Várias entradas são separadas por uma vírgula, sem espaços.

6. Certifique-se de que qualquer DLLs necessária está localizada nos sistemas clientes individuais em %SYSTEMROOT% (por exemplo: C:\Windows\System32).

Observação Certifique-se de que seu sistema Windows e o cliente RDP estão atualizados antes de usar o recurso de plugin DLLs . Este recurso requer o Controle de Cliente do RDP 5 ou superior.

Criação de Marcadores com credenciais SSO Personalizadas

O administrador pode configurar credenciais Single Sign On (SSO) personalizadas para cada usuário, grupo ou globalmente em marcadores RDP. Esse recurso é usado para acessar os recursos que precisam de um prefixo de domínio para autenticação SSO. Os usuários podem efetuar login no SonicWALL SSL VPN como nome de usuário, e clique em um marcador personalizado para acessar um servidor com dominio\nomedeusuario.. Parâmetros diretamente textuais ou variáveis podem ser usados para as credenciais de login.

Para configurar credenciais SSO personalizadas, execute as seguintes etapas:

1. Crie ou edite um marcador RDP conforme descrito em Configuração de Marcadores SSL VPN.

2. Na guia Marcadores, selecione a opção Usar Credenciais Personalizadas.

3. Insira o nome de usuário apropriado e a senha ou use variáveis dinâmicas da seguinte maneira:

Uso de Texto

Variável

Exemplo de uso

Nome de login

%USERNAME%

US\%USERNAME%

Nome de domínio

%USERDOMAIN%

%USERDOMAIN\%USERNAME%

Nome do grupo

%USERGROUP%

%USERGROUP%\%USERNAME%

4. Clique em Adicionar.

Uso de Marcadores SSL VPN

As seções a seguir descrevem como usar os vários tipos de marcadores:

Uso de Marcadores de área de trabalho remotas

Uso de Marcadores VNC

Uso de marcadores Telnet

Uso de marcadores SSHv1

Uso de Marcadores SSHv2

Uso de Marcadores de área de trabalho remotas

Marcadores Protocolo de área de trabalho remota (RDP) permitem que você estabeleça conexões remotas com uma área de trabalho especificada. O SonicWALL SSL VPN suporta o padrão de RDP5 com clientes Java e ActiveX. O RDP5 ActiveX só pode ser usado através do Internet Explorer, enquanto o RDP5 Java pode ser executada em qualquer plataforma e navegador suportado pelo SSL VPN. A funcionalidade básica de dois clientes é o mesma; mo entanto, o cliente Java é um cliente RDP nativo e suporta os seguintes recursos que o cliente ActiveX não suporta:

• Redirecionar área de transferência

• Redirecionar dispositivos Plug and Play

• Exibir barra de conexão

• Reconexão automática

• Plano de fundo do desktop

• Arraste de janela

• Animação de menu/janela

• Temas

• Cache de bitmaps

Se o aplicativo de cliente Java for RDP 6, ele também oferece suporte:

• Monitores duplos

• Suavização de fonte

• Composição do desktop

Observação Os marcadores RDP podem usar uma designação de porta se o serviço não estiver em execução na porta padrão.

Dica Para encerrar sua sessão na área de trabalho remota, não se esqueça de fazer logoff da sessão de Servidor de Terminal. Se desejar suspender a sessão de Servidor de Terminal (para que ele possa ser retomado mais tarde) você pode simplesmente fechar a janela de área de trabalho remota.

1. Clique na guia RDP. Continue por quaisquer telas de aviso que são exibidas clicando em Sim ou OK.

Insira seu nome de usuário e senha na tela de login e selecione o nome de domínio correto no menu suspenso.

3. Uma janela é exibida indicando que o Cliente de área de trabalho remota está sendo carregado. Área de trabalho remota carrega na sua própria janela. Agora você pode acessar todos os aplicativos e arquivos no computador remoto.

Uso de Marcadores VNC

1. Clique no marcador VNC. A seguinte janela é exibida enquanto o cliente VNC é carregado.

Observação VNC pode ter uma designação de porta se o serviço está sendo executado em uma porta diferente.

Quando o cliente VNC foi carregado, você será solicitado a inserir sua senha na janela VNC Autenticação.

Para configurar opções de VNC, clique no botão Opções. A janela Opções é exibida.

A tabela a seguir descreve as opções que podem ser configuradas para VNC.

Opção

Padrão

Descrição de Opções

Codificação:

Rígida

Hextile é uma boa opção para redes rápidas, enquanto Rígida é mais adequada para conexões de baixa largura de banda. Do outro lado, o decodificador Rígido no Visualizador TightVNC Java é mais eficiente que o decodificador Hextile , por isso esta configuração padrão também pode ser aceitável para redes rápidas.

Nível de compressão

Padrão

Use o nível de compactação especificado para as codificações Rígida e Zlib. O nível 1 usa o mínimo de tempo da CPU no servidor, mas obtém a taxa de compactação fraca. O nível 9 oferece melhor com­pactação, mas pode ser lento em termos de consumo de tempo da CPU no lado do servidor. Uso altos níveis com conexões de rede muito lentas e níveis baixos ao trabalhar em redes de alta velocidade. O valor Padrão significa que o nível de compactação padrão do servi­dor deve ser usada.

Qualidade de imagem JPEG

6

Isso não pode ser modificado.

Atualizações da forma do cursor:

Habilitar

Atualizações da forma do cursor é uma extensão do protocolo usada para tratar movimentos do cursor remotos localmente no lado do cli­ente, economizando largura de banda e eliminando atrasos na movi­mentação do ponteiro do mouse. Observe que as atualização de implementação da forma do cursor não permite que um cliente ras­treie a posição do cursor do mouse no lado do servidor. Isso significa que os clientes não veriam movimentos do cursor do mouse se o mouse foi movido localmente no servidor ou por um outro cliente VNC remoto.

Defina esse parâmetro como Desabilitar se você deseja sempre deseja consultar posição real do cursor no lado remoto. Definir essa opção como Ignorar é semelhante a Habilitar mas o cursor remoto não ficarão visível de forma alguma. Isso pode ser uma definição razoável se você não se importa com forma do cursor e não deseja ver dois cursores de mouse, um em cima do outro.

Usar CopyRect

Sim

CopyRect economiza largura de banda e tempo quando partes da tela remota estão se movendo. Provavelmente, você não deseja alterar essa definição.

Cores restritas

Não

Se definido como Não, então, o formato de cor de 24 bits é usado para representar dados de pixel. Se definido como Sim, então, somente 8 bits são usados para representar cada pixel. O formato de cor de 8 bits pode economizar largura de banda, mas as cores podem parecer muito imprecisas.

Botões 2 e 3 do mouse

Normal

Se definido como Invertido, o botão direito do mouse (botão 2) atu­ará como se fosse o botão do meio do mouse (botão 3) e vice-versa.

Somente exibir

Não

Se definido como Sim, então, todos os eventos de teclado e mouse na janela de área de trabalho serão ignorados silenciosamente e não serão passados para o lado remoto.

Compartilhar área de tra­balho

Sim

Se definido como Sim, então, a área de trabalho pode ser compartil­hada entre clientes. Se esta opção estiver definida como Não, então, uma sessão de usuário existente terminará quando um novo usuário acessar a área de trabalho.

Uso de marcadores Telnet

1. Clique no marcador Telnet.

Observação Os marcadores Telnet podem usar uma designação de porta para servidores que não estejam executando na porta padrão.

2. Clique em OK para qualquer mensagem de aviso que for exibida. Inicia uma janela Telnet com base em Java.

Se o dispositivo ao qual você está realizando uma sessão de Telnet está configurado para autenticação, insira seu nome de usuário e senha.

Uso de marcadores SSHv1

Observação Os marcadores SSH podem usar uma designação de porta para servidores que não estejam executando na porta padrão.

1. Clique no marcador SSHv1. Uma janela com base em Java SSH é iniciada.

Insira seu nome de usuário e a senha.

3. Uma sessão SSH é iniciada no applet Java.

Dica Algumas versões do JRE podem fazer com que a janela de autenticação SSH apareça por trás da janela SSH.

Uso de Marcadores SSHv2

Observação Os marcadores SSH podem usar uma designação de porta para servidores que não estejam executando na porta padrão.

1. Clique no marcador SSHv2. Uma janela com base em Java SSH é exibida. Digite seu nome de usuário no campoNome de usuário e clique em Login.

Uma chave de host pop-up é exibida. Clique em Sim para aceitar e continuar com o processo de login.

Insira sua senha e clique em OK.

O terminal SSH é iniciado em uma nova tela.

Definindo as configurações do perfil do dispositivo para o IPv6

logo_ready_phase-2.gifPara obter informações completas sobre a implementação do IPv6 do SonicOS, consulte IPv6 na página 1443.

O SonicOS suporta conexões do NetExtender para usuários com endereços IPv6. Na página SSLVPN > Configurações de clientes, primeiro configure o pool tradicional de endereço IP do IPv6 e depois configure um Pool de IP do IPv6. Dois endereços internos serão atribuídos aos clientes: um do IPv4 e um do IPv6.

Observação Servidores DNS/Wins do IPv6 não são suportados.

Na página SSLVPN > Rotas de clientes, o usuário pode selecionar uma rota de cliente na lista suspensa de todos os objetos de endereço, incluindo todos os objetos de endereço IPv6 predefinidos.

Observação O FQDN do IPv6 é suportado.